topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Liduino Borba » A rádio Kigs fechou - uma grande perda para a nossa Comunidade (Califórnia, EUA)

 

A rádio Kigs fechou - uma grande perda para a nossa Comunidade (Califórnia, EUA)

 

No dia 31 de Julho chegou a triste notícia do fecho da Rádio KIGSde HanfordCalifórnia. Foi encerrada às 08h30m.

Há dezenas de anos que esta Estação de Rádio transmitia em língua portuguesaem AM 620para uma população do Vale de San Joaquinde Stockton a Bakersfieldpassando por ModestoMercedFresnoVisaliaTulareetc.

Era a única ligação radiofónicaprincipalmente da zona sul do Vale de San Joaquinque a nossa comunidade portuguesa tinha com o seu país. Muitos aparelhos de rádio em casae nos carrospassavam o dia ligados a sintonizar esta emissorae aqui obtinham toda a música e informação portuguesa. Foi uma perda irreparável.

A Rádio KIGS mantinha uma programação diáriacom locução própriaentre as 5 e 19 horas locaisde segunda a sexta-feiraassegurada por Tony Vieira nos estúdios de Hanforde Ildeberto Rochacom o seu ótimo programa “Ondas do Atlântico”a partir dos estúdios da ilha Terceiracom a colaboração de Avelino Teixeira a partir do Canadá. A partir daquela hora tinha emissão automáticasempre com ligação horária aos noticiários da RDP. Aos fins de semana tinha vários programas de produtores independentescomo Euclides ÁlvaresEduardo PaimVital MarcelinoAnthony Carvalhoetc.

As razões do fecho da Rádio KIGS são basicamente duas: dificuldades económicase desentendimento entre herdeirosestando as duas ligadas. Nos últimos três anoscom a doença da proprietáriaD. Odelta Pereiraa gestão foi mais difícile no último ano a estação teve alguma dificuldade para cumprir os seus compromissos económicos. A morte dos seus proprietáriosprimeiro o Sr. João Pereirae este ano a D. Odelta Pereiratrouxeram à herança os quatro filhos do casalque não se entendem quanto à partilhapor isso recorreram à via judicial para dirimir o conflito.

A herança do casal Pereira envolvepara além de outros bensuma empresa – Pereira Broadcasting – proprietária da Rádiode dezenas de alqueires de terrae dezenas de apartamentos e uma casa na Costacentenas de alqueires de terra e uma grande leitaria inativa. A Rádio é uma parte da herança e não a mais importante.

No dia 8 de agosto houve uma reunião judicial entre as partesquesegundo fontes contatadastinha por finalidade encontrar uma forma de gestão da herança até resolução legal. Não sabemos o resultado delamas uma das saídas possíveis seria a nomeação judicial de um gestor oficioso da herança.

Segundo fontes ligadas ao processodificilmente a Rádio KIGS voltará a emitir em portuguêsaté se questionando se voltará a fazê-lo em outra qualquer línguatão complicado é o processo judicial e legalpodendocom o tempo de demoraa estação vir a perder o alvaráporque ele caduca em Maio de 2013.

Parte dos produtores independentes juntaram-se a outro novo projeto radiofónicoque emerge na Califórniapara todo o mundovia internetatravés de www.radioportugalusa.com e www.radiolusalandia.comcom a direção de João Manuel Dias e Osvaldo Palhinha. Este projeto está a ter uma aceitação muito boa junto do público que tem acesso à net. É pena que uma grande parte da nossa comunidadena casa dos sessenta anos de idadenão tenha acesso a esse meio de comunicação porque cobririam aquela falta.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007